Cheiro de Mato

Promoção lançamento NOVO website! Faça o cadastro do seu novo login até 1 de março e ganhe um cupom com 10% de desconto!

Cheiro de Mato Produtos Artesanais

A Mulher por trás da marca

Neidinha - Cheiro de Mato - Cosméticos Naturais Artesanais

Meu nome é Josineide Tomaz de Sousa, mas todo mundo me conhece por Neidinha. Nasci em Lagoa de Açude, município de Montadas, distrito de Campina Grande, na Paraíba. Sempre tive muita curiosidade em conhecer pessoas e lugares diferentes. Ao mesmo tempo, sempre acalentei o sonho de viver em comunidade, compartilhando aquilo que a terra nos dá, do mesmo jeito que passei minha infância na zona rural, com minha família.

Foi esse interesse por comunidades alternativas que me trouxe ao Vale do Capão, na Chapada Diamantina, no início dos anos 1990. Depois de viajar por vários estados do Brasil, cheguei ao Capão aos 27 anos de idade, quando a comunidade da Campina ainda estava começando a nascer de forma embrionária. Na comunidade, trabalhei por muitos anos no herbário, pesquisando e desenvolvendo vários produtos de saúde e beleza para uso pessoal. Naquela época, antes mesmo de iniciar meus estudos na cosmetologia natural, participei de uma vivência antroposófica com Joseph Yarem, e uma das atividades era escrever o que desejávamos para nossa vida. Escrevi que meu sonho era criar uma linha de produtos naturais para o corpo que pudessem nutrir e restaurar a pele, resgatando o cuidado mais profundo com sua essência.

Na comunidade, iniciamos um processo de pesquisa e experimentação intensa utilizando ervas e insumos naturais, e produzimos sabonetes, pomadas, repelentes e óleos corporais para nosso uso pessoal, uma vez que não desejávamos comprar os produtos oferecidos no comércio local, pois possuíam muitas substâncias nocivas para a pele e a saúde.

Essa foi a semente da Cheiro de Mato, fruto do meu interesse e curiosidade pela fitoterapia e suas propriedades cosméticas e terapêuticas. Minha primeira experiência no ramo da saboaria natural foi em um encontro de parteiras, benzedeiras e rezadeiras realizado no Circo do Capão por uma querida amiga. Os sabonetes que compuseram o kit de autocuidado desse evento foram confeccionados em um laboratório experimental que montamos na Comunidade das Rodas.

A partir de então, a demanda para que eu produzisse e disponibilizasse para comercialização local sabonetes e outros produtos naturais cresceu espontaneamente e exponencialmente. Daí para a criação formal da Cheiro de Mato em 2010 foi um processo orgânico e natural. Nossa empresa surgiu de forma familiar, com uma produção pequena de óleos e cremes corporais, sabonetes líquidos e em barra terapêuticos e de argila para higiene pessoal.

No início, utilizávamos bases prontas que ainda continham produtos químicos, mas essa formulação foi sendo gradualmente substituída em um processo constante e permanente de aperfeiçoamento, em busca de substâncias naturais e com propriedades medicinais, dentro dos parâmetros de qualidade da cosmetologia natural.

Muitas vezes me vem uma ideia nova de produto e costumo ficar anos me dedicando à formulação, aprimorando e testando os insumos antes de colocar o produto nas prateleiras. Eu respeito muito esse tempo que os produtos ficam amadurecendo antes de serem comercializados e acredito que esse é um grande diferencial da nossa empresa: esse cuidado e qualidade de fazer algo que respeita o tempo da natureza!

De lá para cá, a Cheiro de Mato vem se expandindo em novos mercados e investindo na qualidade dos insumos. Hoje, nossa marca possui uma loja própria no Vale do Capão e está presente em muitos estados brasileiros com uma linha de produtos que vai dos sabonetes terapêuticos e cremes hidratantes aos xampus, condicionadores, protetores labiais e solares, repelentes, óleos para o corpo e desodorantes. Além de uma linha voltada para a saúde da mulher.

A empresa cresceu, agregou novos colaboradores, ampliou sua linha de produtos, expandiu horizontes, mas algumas coisas não mudaram: minha curiosidade de continuar experimentando e descobrindo novas formulações que cuidem das pessoas, nutrindo a pele e os cabelos com o que existe de melhor na natureza, resgatando o autocuidado mais profundo com sua essência, como está escrito no papel que escrevi há quase 20 anos e que guardo até hoje.

Josineide Tomaz de Sousa, Neidinha

A Cheiro de Mato

A Cheiro de Mato é uma empresa pioneira na chapada Diamantina na cosmética natural que nasceu com o propósito de promover qualidade de vida e bem estar por meio de uma linha de produtos naturais e artesanais que estimulam o equilíbrio do seu corpo de forma inteligente.

Nossos Produtos

A linha de produtos Cheiro de Mato foi feita para você que deseja hidratar, nutrir e cuidar da sua pele e cabelos de forma terapêutica e natural. Os nossos produtos são feitos à base de bioativos e óleos essenciais voltados tanto para despertar o seu corpo para o dia com efeito revigorante e de proteção, como também para prepará-lo para uma boa noite de sono relaxante. Ainda dispomos de diversos produtos especiais voltados para cuidar da saúde da mulher.

Onde Encontrar

Você pode encontrar nossos produtos na Loja Física, localizada no Vale do Capão na Chapada Diamantina, na Loja Online, neste site, e também através de nossa Rede de Revendas, em muitos estados brasileiros.
Clique fora para ocultar a barra de comparação
Comparar
0